Eu desejo...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Que em 2010 morram menos Pina Bauschs, menos Levis-Stauss, menos Michael Jacksons e porque não, menos Clodovils?!
(Bem que podia aparece um Robin Wood pra tirar dos políticos corruptos pra dar pros pobres).

Que o mundo respire um ar menos poluído, que faça menos calor no inverno, menos frio no verão e que não apareça nenhuma gripe animal. Espero também que as águas matem as sedes, mas que não afoguem.

Que os golpes de estado, ataques terroristas e aviões façam menos vitimas (gente que certamente faz falta pra muita gente).

Que alguns ganhem - E USEM - espelho e óleo de peroba. E que outros simplesmente tomem chá-de-sumiço.
Fiquem a vontade os que chegaram. Bem vindos aqueles que voltaram. Adeus aos que se foram (no, je ne regrette rien).

Que em 2010 eu possa fazer pelo menos uma viagem foda (foram tantas neste ano!...)
Que eu ame tanto quanto amei, mas como nem sempre é possível amar o próximo, "um pouco de raiva não me fará mal. Há frutos que apodrecem por excesso de doçura" (Fabricio Carpijenar).

Que eu termine - ARRASANDO - meu doutorado, que não falte ração no potinho do Iago e que os atabaques não cessem.

E que na missa do Galo de 2010 a mulher que derrubou o papa siga os passos de Jesus: mate o Papa e salve a humanindade de um dos seus males.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Só pra provar que "papai noel filho da puta" é a música de Natal da minha vida, algumas horas depois que eu publiquei o post abaixo, meu irmão me manda um email com o link da música desejando um feliz natal com toda a irmandade que invade nossos corações!

Os Alves podem estar do outro lado do mundo, mas não mudam sua essência, rs...

E sendo assim, minha avó espanhola deve estar chamando o Papai Noel de marrano, miserável e outras delicadezas que minha avó gostava de dizer.
Alves é sempre Alves!...

Papai Noel filho da puta 2009

Eu e minha avó espanhola escutavamos essa música todos os dias 24/12...
Era ótimo: depois que ela escutava o primeiro palavrão, ela começava a soltar vários palavrões, em alto e bom portunhol.

Hoje ela não esta mais aqui, assim como minha avó italiana e meu irmão, que está longe. E é só deles que eu sinto falta...



Mas essa continua sendo a minha música de natal.... sempre vou me lembrar deles e sempre vou pensar que o Papai Noel é um grande filho da puta e acho que nunca vou gostar de natal!!!!
Pra quem gosta: bom natal.
Pra quem não gosta: encham a cara, assim fica mais fácil chegar no dia 26/12!!!

Odeio Natal - 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Eu já disse aqui que odeio Natal????
Esse ano ainda não?!?!?!?!?!?! Então, aqui vai:

EU ODEIO NATAL!!!!!!

Meu ódio pelo Natal só perde pros meus ódios pelo Cortinthians e Maluf (sim, coloco os dois no mesmo patamar de canalhice).
Eu odeio amigos secretos, odeio demorar DUAS HORAS pra cruzar a Av. Paulista. Shopping, então, nem pensar!!!!!
Eu odeio a decoração brega que se torna uma epidemia!!!! E a obrigatoriedade de "enfeitar" a casa?!?!?!?! As pessoas comentam, em tom de lástima "ai, esse ano ainda nem deu tempo de montar minha árvore de natal"... SORTE SUA, MINHA SENHORA!!!!! A sua casa ainda não entrou na esquizofrenia brega do Natal!!!
Se o meu ano foi bom (que é o caso de 2009), essa merda de Natal e de Papai Noel me fazem esquecer tudo e amaldiçoar o mundo!

Por Dadá, alguém me explica o porquê dessa histeria anual maldita!!!! Pior é que parece que isso é uma síndrome brasileira!...
E pra piorar, esse ano parece que nem vai fazer Sol preu poder aproveitar a praia. Não pára de chover!!!!! Eu mofada, meu cachorro está mofado, minha casa está mofada!!!!

Então, se é pra não ter nada de bom, pra quê tudo isso?????????? Não dá pra ir direto pro Dia de Reis??? EU AMO O DIA DE REIS!!!!

Dias em Caxambu!...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009


Pode não parecer, mas é trabalho!


Pode não parecer, mas é congresso!

Meninas, vocês sabem como eu odeio a Anpocs, mas confesso que foi muito divertido ter vocês como companheiras de roubadas esse ano!!!!

Música para o silêncio

domingo, 29 de novembro de 2009



(Eu ando tão cansada...)

Antes que a terra nos coma!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Antes que o maldito espírito (de porco) natalino invada a cidade e os corações...



Porque pensar não dói!

Para poucos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Reta final do Brasileirão, coisa de gente grande, coisa de gente que sabe brincar. Não é pra qualquer um!!!


Morumbi: SPFC x Flamengo, setembro/2008
Assim como tantas outras coisas na vida... não é pra qualquer um!

Dançando no escuro

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meu primeiro pensamento na hora que as luzes se apagaram repentinamente foi "será que eu trouxe cheque? Cartão não vai rolar...". No caminho as rádios FMs estavam fora do ar e foi então que eu percebi que a coisa estava muito estranha.
O porteiro abrindo o portão da garagam falou "É, D. Syntia, parece que até no RJ acabou a energia!".
E ainda assim a tecnologia é supreendente e eu conseguia usar o notebook - com bateria - e a internet sem fio. Era como ter internet no ano de 1900: água pro banho esquentada no fogo, iluminação por velas, medo de faltar água, porque a bomba do prédio não estava funcionando.

Mas o pior estava na rua... A polícia aconselhava que as pessoas não saissem na rua. E chega uma informação que estava tendo arrastão no Anhangabau. E a ambulância está na rua por causa do acidente de carro. Gritos subiam da rua, pessoas dormindo na calçada, uma mulher morta e os ônibus elétricos que circulam no centro abandonados no meio da rua. Estavamos no "Ensaio sobre a cegueira"...


9 de Julho
Av. São João

Praça da Sé

Prefeitura


Av. Paulista
Fotos: UOL

E meu registro da realização do meu sonho de natal: a Paulista sem os malditos enfeites natalinos e nem Papai Noel.

Continuando contra a Uni-Taleban

terça-feira, 10 de novembro de 2009

É preciso fazer piada, mesmo, porque alguma coisa precisa ser feita e quem sabe por passar vergonha as pessoas mudem a atitude.





Uniban, USP... uniformidade da miséria

domingo, 8 de novembro de 2009

Deus é um cara gozador, adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria, eu nasci brasileiro
Chico Buarque - "Partido Alto"

A cada dia que passa essa música do Chico faz mais sentido. Brasil, país da miséria!
Miséria por causa da fome... 30% dos brasileiros, 50 milhões, ganha 80 reais por mês!!!! 80 reais por mês no país que tem o SÉTIMO PIB DO MUNDO!!!! Não, o Brasil não é um país pobre, mas um país (rico) de pobres... ou melhor, miseráveis!

E a miséria moral, então?! E a miséria intelectual que assola esse país e me faz ter MEDO do futuro (medo do que vai ser a Copa e as Olimpíadas por aqui...). Garcia Lorca dizia que o barulho da barriga roncando ensurdece os ouvidos... ele tinha toda a razão, como estudar se a barriga não pára de roncar?
Mas e se a miséria intelectual na verdade for uma epidemia??? Prefiro pensar em epidemia, doença, por medo de ver que a miséria intelectual do Brasil na verdade "está na moda"!!!!!
Sim, moda!!!! Vamos falar de miséria intelectual e moda! Afinal, por causa do modo de se vestir uma mulher foi humilhada, correu risco de sofrer agressões físicas (e sexuais) e depois disso tudo FOI EXPULSA PELA UNIVERSIDADE na qual estudava. Sim, estou falando de Geisy Arruda que estudava na Uniban...

"Ao expulsar essa menina, a universidade assina seu atestado de incompetência", não sou só eu que penso assim, mas também Samantha Buglione, coordenadora do Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher) no Brasil.

Qualquer idiota pagante pode "fazer uma facul" nessas unimerdas, o que na verdade quer dizer ir pra "facul", encontrar os amigos, seguir pro bar da esquina e encher a cara. Mas eu devia achar isso bom, , afinal, movimenta a economia!!! Um mercenário resolve encher o cu de dinheiro e abre uma unimerda, um bando de idiotas paga por uma coisa que mais se parece com um clube de encontro de semianalfabetos e o comércio de alimentação, bebidas e drogas ilícitas se aquece na região da unimerda!

Mas o melhor é o exemplo que vem da ELITE INTELECTUAL DO BRASIL! Na USP, a reitora Suely Vilela é acusada de plágio! Sim, plágio!!! Sim, a reitora da USP, da universidade mais importante da América Latina é acusada de públicar trabalhos que são cópias!!! Se a casa grande se comporta dessa maneira, o que esperar da senzala, não é mesmo?!

Exatamente na mesma semana da morte de Lévi-Strauss. Sorte dele que morreu antes de ver a que ponto chegou a universidade que ele ajudou a criar. Sorte dele que morreu antes de ver o que ainda está por vir... sim, porque estamos sentados sobre barris de pólvora: um milhão de unimerdas por aí proliferando a miséria que vem de "cima".

O Brasil só tem uma saída: O AEROPORTO!!!!!!

Adeus antropológico

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ficamos vivendo nossas vidinhas esperando por momentos extraordinários, com a impressão de que muitas vezes nada acontece. Mas as coisas vão acontecendo por mais que a gente não perceba.
E agora se foi Lévi-Strauss (não, não estou falando da marca de calças jeans!!!). Não sou do tipo de gente que não espera pela morte, que vê as coisas e pessoas como imortais, mas é muito assustador quando os bons se vão. E neste ano já tinha ído Pina Baush... O antropólogo e velhinho ia aniversariar no final do mês. É, é uma pena!!!!

Em 1999, quando entrei no curso de Ciências Sociais, nunca imaginava que esses "homens-livro" mudariam tanto minha vida. Nunca fui muito fã dos estudos sobre índios, mas Lévi-Strauss é fundamental! Fundamental para entender as funções sociológicas dos mitos, as relações de parentesco, o quanto é triste nossos trópicos e até pra entender Caetano Veloso quando ele diz que a Baia de Guanabara "pareceu-lhe uma boca banguela", na música "Estrangeiro".

Não consigo entender quem passa pelas ciências sociais e não se encanta pela antropologia... eu escolhi seguir com os estudos em política, mas até hoje a antropologia é aquela tia bacana que me explica as coisas de uma maneira mais próxima do que explicam os pais.

“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.” - “Anthropologie Structurale”, 1967.

Homens à beira de um ataque de nervos

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Não fui eu quem disse, foi o Xico Sá. Mas eu já vinha pensando sobre isso há algum tempo e foi muito confortante ver um homem confirmando - a sua maneira, claro - minhas idéias.

"Queremos voltar a ser úteis, imploro, repito. Queremos prestar de novo. Mulheres, escutem o nosso grito. Ouviram do Ipiranga, da Pampulha, do Capibaribe, das margens do Jaguaribe? Ouviram?

Não se trata de mais uma cantada genérica. Cantar é fácil. Qualquer mané o faz. A grande arte de um homem começa quando a cantada dá certo, ouviram, rapazes? Sim, o feitio de oração, o devotar-se, como insisto aqui nesta campanha permanente.

E nesse quesito, amigos, quem mais se aproxima da nota dez é quem atende todos os pedidos, ou quase. Mesmo que seja uma daquelas gazelas que adoram ser mimadas 24 horas, filha única, carente, voz manhosa de Marilyn Monroe no faroeste Os Desajustados.
...
No restante dos ofícios, elas possuem dotes e consolos materiais e filosóficos. Nem a massagem do cansaço noturno passa mais por nossas mãos rudes - tem sempre um japa do ramo que já resolveu a parada antes
.
A conta

Nesse critério, de nos tornar um pouco úteis, de deixar o macho se sentindo vivo e importante, queremos a chance de saber que na vida ainda existe almoço de graça. Deixem que o homem pague, mesmo que você seja aquela super-poderosa mulher que comanda uma plataforma de petróleo ou que tenha nascido da costela do Onasis.

Queremos a chance de atender os seus pedidos. Uma das maiores virtudes de uma fêmea é arte de pedir, não acha?
...
Um simples "posso pegar essa cadeira, moço?" vira um épico. É o jeito de pedir, o ritmo caliente da interrogação, a certeza de um "sim" estampado na covinha do sorriso. Pede que eu dou, meu amor, eis o mantra aqui repetido.

Pede todas as jóias da Tiffany´s, minha bonequinha de luxo! Estou pedindo: pede! É uma campanha permanente, por isso repito parte de uma velha crônica de costumes dirigida especificamente a uma moça.

Eu imploro, eu lhe peço todos os seus pedidos mais difíceis. Pede Chanel, pede Louis Vuitton, pede que eu compro nem que seja no camelô. Não me pede nada simples, faz favor. Já que vai pedir, que peça alto. Você merece.

Como é lindo uma mulher pedindo o impossível, o que não está ao alcance, o que não está dentro das nossas posses. Podemos não ter onde cair morto, mas damos um jeito, um truque, um cheque sem fundos.

Até aqueles pedidos silenciosos, quando amarra a fitinha do Senhor do Bonfim no braço, são lindamente barulhentos. Homem que é homem vira o gênio da lâmpada diante de uma mulher que pede o impossível.

Ah, quero o batom vermelho dos teus pedidos mais obscenos, como um Wando, como o poeta mais brega ou como o T.S.Eliot. Quero o gloss renovado de todas as vezes que me pede para fazer um pedido, assim, quase sussurrando no ouvido: "Amor, posso te pedir uma coisa? Posso mesmo?"

...

Mesmo as que têm mais poder de posse que todos nós não escapam de um belo pedido. Com estas, as mais poderosas, tem ainda mais graça. Elas pedem só por esporte, o que não lhes comprometem a pose e muito menos a independência.
...
Não é questão de poder ou dinheiro. O charme e o que importa é o pedido em si, o romantismo que há guardado no ato. Os melhores cremes da Lancôme? Vou a Paris agora. Estou pronto.

Eu lhe peço: me pede.
Café da manhã na cama todas as manhãs? Já estou arrumando os potinhos de geléia e de olho na cafeteira mais moderna, mais "da hora".


& MODINHAS DE FÊMEA


Champanhe todas as noites.

Sim, terá, e sempre à luz de velas, não qualquer espumante, aquele da marca da nobre viúva.
Que eu abra a porta do carro, sem que você corra risco de parecer uma nostálgica? Abre-te Sésamo!
Puxar a cadeira? Só se for agora.
Reservar mesa para jantar fora? Acabei de providenciar, meu anjinho barroco.
Peço: me pede! Não pede mimos baratos, pede atenção, por exemplo, essa mercadoria tão cara e tão em falta no mundo de homens e mulheres".

I troféu Bruno Aleixo!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tenho a honra de lançar o troféu Bruno Aleixo!
O magnânimo prêmio se destina a contemplar as cagadas mais unânimes, aquelas de fazer inveja a qualquer lusitano!
Afinal, pra fazer merda de dar vergonha alheia, tem que ser muito bom!!!!!

Aberta a primeira votação do troféu Bruno Aleixo! Votem naquela pessoa que merece sentar ao lado do menino Bruno na escola e chamar de sapatona a Olinda! (Não fui eu quem disse, foi o Vasco!!!)


Deus ajuda quem... trabalha!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Essa semana: Congresso sobre Pierre Clastres, falas sobre arte, ciganos contra-estado.... Congresso de cinema, informações novas, idéias novas, portas novas pra velhos problemas. E meu doutorado começa a andar com as próprias pernas! É como ter um filho!...

Encontros e reencontros. Neide, Caio, PUC, USP, meus sobrinhos falsos, meus irmãos de santo... Voltei de fato para o Brasil!
Acabou meu inferno astral e meu ano começa. E minhas moedinhas furadas vão voltar pra casa - danadas! Como se não bastasse ter um cachorro danado!
No final desta semana muito prosecco pelo novo mestre Lelê! Meu compulsivo querido!

E minhas filhinhas!... Meus olhares nada católicos sobre o catolicismo espanhol que viraram exposição! Orgulho-me de mim mesma sem o menor pudor!




Me fui....

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Só porque eu adoro, porque eu não páro de ouvir e porque é isso mesmo!




Me fui, pa echarte de menos
me fui, pa volver de nuevo
me fui, pa estar sola
me fui

porque estaba tan cerca, casi tan cerca
que no puedo ver lo que tengo cerca de mis ojos.
Mis manos, que ya no son manos y pienso en vano
que un dia vuelvan a darme la vida.

Me estoy echando contra los ojos de otro muchacho
que al menos cuando me mira me hace reirme un rato,
porque los tuyos estan tan lejos de mi
que casi no puedo mirarlos

Mientras... ¿donde estabas cuando te llamaba?
¿donde estabas cuando te llamaba?
¿donde estabas cuando mi voz se hacia tan pequeña
que no salia y se ahogaba en una habitacion
o dentro de mi?
¿Donde estabas cuando dormias a mi lado y yo no podia dormir?
¿Donde estabas cuando te escuchaba palabras que no creias ni tu?
Entre tanta mierda, dime, ¿donde estabas tu?

¿donde estabas cuando te llamaba?
por eso me fui
pa echarte de menos
me fui, pa volver de nuevo
me fui pa estar sola
me fui, por eso me fui
pa echarte de menos
me fui, pa volver de nuevo
me fui pa estar sola,
me fui

¿donde estabas cuando te llamaba?
por eso me fui
pa echarte de menos
me fui, pa volver de nuevo
por eso me fui, pa estar sola
me fui, pa volver a hacerlo de nuevo otra vez.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estou de volta....
De volta às coisas boas e ruins. Mas parece que o foco de luz está mirando só as ruins... Paciência!

É preciso ter paciência com a vida, com as pessoas e comigo mesma.
Sei que vou me acostumar, como sempre. E no final vou até achar legal... mas com certeza nunca mais vou me esquecer de nada, de nenhum minuto, de nenhuma risada, de nenhuma lágrima.
Todas as pessoas estarão sempre comigo, mesmo aquelas que eu nunca soube o nome, mas que fizeram toda a diferença.
Tanta coisa mudou....

Paciência com a nova vida cheia de coisas velhas.
Paciência com o tempo que tarda a passar.
Paciência com minha bagunça interior e exterior....
paciência com meu cachorro.

Mas sei que nada será como antes.... sei que eu não sou como antes.... voltei pra mesma vida, mas a encontrei totalmente fora de lugar. E eu já não sei mais onde eu quero estar.
Não sabia mais qual era minha gaveta de calcinhas!!!!!

Falando baixo, falando pouco (com algumas exceções), olhando muito, sorrindo muito, poucas risadas e escassas lágrimas. Nunca adiantou chorar... nenhum choro me poupou. Parece que não preciso mais dele. A vontade vem como um espasmo, breve e forte!

E pra quê fórmulas da juventude se me sinto mais velha? 7 anos em 7 meses.
Os trinta anos chegaram. E eu não os nego. E eu digo "sim" a tudo isso!

TV, España e cerveja

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os canais abertos da TV espanhola são uma merda como em qualquer outro país. Claro que sempre tem alguma coisa que presta, mas é sempre tão pouco....
Mas não adianta, a TV ainda é um bom termômetro do que está acontecendo, do que se dá importância e até pra entender o humor de um povo, de uma sociedade.

O humor espanhol não é lá muito próximo ao brasileiro, o que me faz me sentir meio idiota... não sei se não entendi a piada ou se não teve graça, mesmo. Mas tem uns comerciais que são ótimos, opinião de espanhóis e brasileiros...



Melhor que isso, só beber um litro de cerveja por um euro!!!! - Os comerciais dos vídeos são de cerveja!

Eu, Lorca, Madrid e muitos amigos...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Quando eu penso que acabou..... BUM! Mais uma coisa aparece. E me vem inesperadamente o esperado.

"La casa de Bernada Alba" - Matedero - Madrid

"En cuanto baja el telón comienza este coloquio entre el público y las actrices que interpretan un drama de mujeres, clásico entre los clásicos. Las actrices Nuria Espert y Rosa Maria Sardá suben juntas, por primera vez, a un escenario para interpretar La casa de Bernarda Alba, una de las grandes obras de Federico García Lorca. Aunque el coloquio está centrado en el teatro, la presencia del historiador experto en la obra lorquiana Ian Gibson ofrece la posibilidad de hablar sobre otros aspectos relativos a la obra dramática del escritor granadino en todas sus facetas. La conformación del equipo artístico de la puesta en escena hace que esta sea una oportunidad única para escuchar de primera mano impresiones, emociones, inquietudes y retos ante una de las obras teatrales más versionadas que también ha sido llevada al cine y a la danza"

Essa os deuses mandaram pra minha mão, sem escalas, preu lembrar que eles não descuidam um minuto....

Essa vai ser de matar!

... o outono traduzir.... sweet home...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Foi uma noite surreal para por fim a uma semana surreal...
Ainda é verão no hemisfério norte, mas já parece outono, o dia está mais curto, as temperaturas muito mais baixas e os ânimos mais frios.
É tempo de mudança de estação, de mudança de atividades, de fins e de recomeços.
Domingo, noite de domingo, final do dia, final do final de semana. Final de uma semana cheia de surpresas. Muitos começos e muitos fins, como foi todo o ano.

Estávamos nós duas na sala, eu com quase 30, ela com quase 20. E eu que me vejo nela, 10 anos atrás. E ela que me vê como alguém inesperadamente tão próxima. Famílias com relações invertidas, auto-imagens invertidas, amizades e amores invertidos... um futuro grande à nossa frente, caminhos que vieram de pontos completamente diferentes pra que nós fossemos tão iguais.

Enquanto ela esperava por perguntas e enquanto eu esperava por respostas, em poucos minutos o céu de Madrid se transformou. Meia-noite, final de verão, por mais de 10 minutos o céu se encheu de cores e sons dos fogos de artifício. Sem razão nem porquê - ao menos para nós. Mas aqueles fogos sem sentido nos faziam tanto sentido... E quando nos demos conta, estávamos ambas na janela, vendo os fogos pelo reflexo de uma outra janela, não podíamos olhar os fogos diretamente, tínhamos que apreciar a beleza pelo reflexo dela. Mas a gente não se importou... para nós, não perdemos nada em não poder olhar diretamente.
E de que serve a beleza sem o reflexo que ela produz ao seu redor???
As coisas só têm valor se são olhadas diretamente???
As imagens invertidas, uma parte do real... eram os fogos espelhados na outra janela. E nós nos fazendo companhia, no presente e no futuro.... eu que me vejo nela 10 anos atrás. Ela que gostaria de ser como eu, daqui 10 anos. Nos refletimos uma na outra, e mesmo invertida a imagem - talvez culpa dos hemisférios opostos - a gente gosta do que vê.

Porque em Madrid deram fogos de artifício naquela noite de domingo, a gente nunca soube. Mas porque a vida nos deu aquele momento, a gente soube... a gente sentiu...

Gramática... lógica... oi???

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Post em homenagem à Neide, porque em muitos momentos só ela me entende!
Sem mais!...

Procissão de Santa Sara em Saintes Maries de la Mer

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eu queria fazer este post há muito tempo, mas não tive tempo... "Tempo tempo tempo tempo/ És um dos deuses mais lindos", já disse Caetano Veloso...

Mas o assunto não tem nada a ver com isso. O assunto é Santa Sara e a procissão de maio para Saintes Maries de la Mer.
Este ano, em 24 de maio estive em SMLM (Saintes Maries de la Mer), sul da França, para a procissão de Santa Sara. Passei mais de 3 meses me planejando, buscando vôos, hospedagens, modos de como chegar até SMLM e mesmo com tanta programação tive alguns contra-tempos durante a viagem.
Busquei informações na internet, mas consegui pouquissima coisa e fiquei por conta da sorte - que esteve muito presente, confesso - e por isso faço este post, para que outras pessoas tenham informações para ir à festa mais concorrida de SMLM.

Santa Sara Kali
a virgem dos ciganos. Há várias versões sobre Santa Sara. Uma delas conta que Sara e as duas Marias (Salomé e Jacobita) foram deixadas pelos romanos no mar à deriva, um barco sem comida e sem remo, até que chegaram ao sul da França.
Santa Sara foi adotada como a santa de todos os povos ciganos do mundo , mesmo não sendo oficialmente reconhecida pela igreja católica. E no dia 24 de maio ciganos de várias partes do mundo peregrinam para a cidade Saintes Maries de la Mer para relembrar a chegada de Sara.

Saints Maries de La Mer
é a capital da região de Camargue, sul da França. Cidade litorânea muito tranquila, mas de difícil acesso e por causa disso tudo, de turismo burguês.

* Para chegar à SMLM só há 2 maneiras: alugando um carro ou indo de ônibus, porém só há ônibus saídos da cidade de Arles!!!!!

* ATENÇÃO: os ônibus costumam sair da rodoviária de Arles, mas justamente nos dias 24 e 25 de maio eles saem de outro lugar... que lugar? Não sei! Não consegui descobrir, acabei indo pra SMLM de táxi - e paguei caríssimo!

* Hospedar-se em SMLM nos últimos dias de maio é quase impossível se você nunca esteve lá. Os hotéis cobram super caro e a única possibilidade de hospedagem barata são os quartos que a população aluga por ocasião da festa das "Marias", mas, se você nunca esteve lá, pelo telefone você não consegue um lugar para dormir. Com medo de alugar um quarto para algum grupo de ciganos, as pessoas não fazem reservas pelo telefone. Também é este o motivo dos altos preços dos hotéis!

Minhas dicas:
* A cidade de SMLM fica com trânsito insuportável, abarrotadíssima de carros, não acho que valha a pena alugar um carro para ir até lá.

* Reserve albergue em Arles para dormir nas noites de 23, 24 e 25 de maio. A cidade não tem NADA para fazer, mas melhor acordar em Arles e pegar o ônibus para SMLM logo pela manhã.

* Chegar em Arles, mesmo das cidades vizinhas, leva tempo e é possível que você tenha dificuldades tanto para chegar em Arles, quanto para pegar o ônibus para SMLM. Foi o que aconteceu comigo e por causa disso tive que pegar um táxi - ou perdia a procissão.

* Se possível: no dia 23 se informe de onde sairá o ônibus para SMLM. A França trata super mal os turistas e muda as regras no meio do jogo, evite ser pego de surpresa, coisa que muito provavelmente vai acontecer!!!!

* Para chegar em Arles: há ônibus e trens saídos de Nîmes e de Marselha. Ambas as cidades são fofas, vale a pena ficar um dia nelas. E um dia é o suficiente. Em Marselha há um aeroporto. Dependendo da sua rota de viagem, este aeroporto pode ser uma boa opção - que foi o meu caso, pois cheguei da Espanha.

* Leve comida para SMLM, coisas leves, final de maio já é verão na Europa. Mas leve dinheiro pra poder comprar uma água e usar o banheiro de algum bar. A cidade fica insuportável em todos os sentidos!!!

Não esqueça: a França é o país mais caro da Europa, e a maioria da população não fala outra língua que não seja o francês. Dinheiro, paciência e cara de pau são fundamentais!

A pesar das várias dificuldades, a procissão de Santa Sara é muito bonita. E a festa que os ciganos fazem para sua Virgem é imperdível para quem também é devoto da santa. É emocionante ver Santa Sara chegando ao mar, vê-la em sua gruta e a devoção do povo.
Dá trabalho chegar e estar perto de Santa Sara, mas eu recomendo!



Oração à Santa Sara Kali

Tu és a única Santa Cigana do mundo
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar, para que morresses de sede e de fome
Tu que sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração
Não permita que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem
Que tu sejas minha advogada diante de Deus
Que tu me concedas sorte, saúde e que abençoe minha vida...

Axé, axé, axé ô.


Selvagerias e brochadas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Se não bastasse eu acordar com os noticiários espanhóis mostrando imagens da desocupação da favela do Capão Redondo, (muita vergonha do país que consta no meu passaporte) ainda leio isso:

"um novo estudo apontou que um grande número de mulheres se sente prejudicada pelos problemas de dificuldade de ereção dos parceiros na relação sexual. Foram entrevistadas mais de 14 mil mulheres, em 14 países diferentes para descobrir como anda a satisfação sexual feminina.
O resultado comprova que 45% das entrevistadas no Brasil acreditam que a relação sexual é anulada por problemas de impotência masculina. O número também é grande na América Latina, quando 37% das mulheres fazem a mesma afirmação. O percentual só é menor na Europa, onde apenas 23% das mulheres reclamaram do desempenho sexual masculino."

Ou seja, os brasileiros estão 20% mais brochas que os europeus - que sempre foram percentualmente mais bonitos...
Aaaahhh!!!! Vou ficar por aqui, mesmo!!!!!!
Guerra civil + homens brochas!!! "Que país é esse????"

Lennon x Guimarães

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A vida é aquilo que nos acontece enquanto estamos ocupados fazendo planos, disse o Seu Lennon.
Tá, pode ser... pode ser que a vida precise de um pouco mais de impulso, ação e menos reflexão. Mas e os planos que se concretizam e nos fazem feliz?
Há pequenos planos que enchem a vida de vida... planejar um bate-volta pra praia, no meio da semana. Planejar ir ao cabeleireiro... planejar passear com o cachorro no final da tarde. Planejar ligar pro amigo com quem não falamos há anos, planejar almoçar com a família de domingo.

Também faz parte da vida o trabalho.... o trabalho árduo, que dá frutos depois de muito suor. Faz parte da vida o cansaço, físico e mental. O tédio, que nos faz fazer planos para escapar do próprio! Os planos fazem com que valorizemos o que acontece de forma inesperada, conhecer pessoas de maneira absurda, rir de situações surreais...

Seu Lennon até pode ter razão, mas prefiro pensar como o Seu Guimarães, que a felicidade se acha em horinhas de descuido. Não importa o que você esteja fazendo, quando menos esperar, a felicidade pode te pegar de surpresa. Na cor do pôr do Sol - mesmo que você esteja no trânsito de SP. Na voz do amado, ao telefone, no primeiro segundo da sua manhã. No cheiro de mar... de grama molhada... de fogão à lenha. Na música que traz lembranças boas. Gargalhadas.

Viver é simples... e é bom viver feliz.

Mantra Zaratustra

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Em meio a tantos Lorcas me deparei ontem com a Lei do Karma e o Budismo.

O budismo tem coisas fascinantes e creio que a tentativa de controlar a lei do Karma no dia a dia elevaria a qualidade não só dos budistas...

Karma significa ação. Literalmente, algo “que inicia um movimento em algum tempo no passado” tem um efeito em algum outro tempo.

Quando as pessoas falam de Karma, pensa-se que karma é um veículo de escape assumindo todas as características de uma crença em predestinação, ou destino. Este não é o significado correto de Karma.

A lei do Karma nos ensina que certos tipos de ação nos leva inevitavelmente à resultados similares. Se fazemos algo beneficente, cedo ou tarde obteremos um resultado beneficente, e se fazemos algo danoso nós inevitavelmente obteremos um resultado danoso...
Assim, a lei do Karma prega que a responsabilidade para as ações incorretas nasce da pessoa que os comete, e isso nada tem a ver com reencarnação.

O karma é frequentemente pintado como algo negativo ou ruim, mas pode ser algo positivo. Na verdade, o karma é neutro. Karma é um constante equilíbrio de forças entre nós mesmos e o mundo em que vivemos.

O karma é uma ação intencional, deliberada e voluntária!

Embora o Budismo enfatize o Karma, ele rejeita o destino. Isso significa que cada pessoa é responsável para criar novas situações em vez de lidar com o "velho karma" de outras vidas - ou do passado ou do seu destino.

Como eu não sou budista, resumo com as minhas palavras: PÁRE DE JOGAR A CULPA NO OUTRO! Seja lá esse outro o vizinho, o chefe, Deus ou o destino.

Ou, em um ataque nietzscheneano, eu completo: praticar a lei do Karma é ter um pouco da ética do guerreiro, agir e reagir à vida sendo consciente dos seus atos.

A arte de apreciar a arte

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Primeiro aparece um gênio e escreve isso:

El sueño va sobre el tiempo
flotando como un velero.
Nadie puede abrir semillas
en el corazón del sueño.
¡Ay, cómo canta el alba, cómo canta!
¡Qué témpanos de hielo azul levanta!
El tiempo va sobre el sueño
hundido hasta los cabellos.
Ayer y mañana comen
oscuras flores de duelo.
¡Ay, cómo canta la noche, cómo canta!
¡Qué espesura de anémonas levanta!
Sobre la misma columna,
abrazados sueño y tiempo,
cruza el gemido del niño,
la lengua rota del viejo.
¡Ay, cómo canta el alba, cómo canta!
¡Qué espesura de anémonas levanta!
Y si el sueño finge muros
en la llanura del tiempo,
el tiempo le hace creer
que nace en aquel momento.
¡Ay, cómo canta la noche, cómo canta!
¡Qué témpanos de hielo azul levanta!

(Federico Garcia Lorca, trecho de "Así que pasen cinco años")



Aí, quase cinquenta anos depois, aparece outro gênio e canta assim:


(Camaron de la Isla - Leyenda del tiempo)



Fazer ARTE não é para qualquer um.... saber reconhece-la, também não!

Em Passargada...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Banzo

s. m.
Nostalgia mortal ou patológica dos escravos negros africanos levados para longe da sua terra.

Carta aberta à Embrenhada (Mariel)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Desejo registrar meu ódio à uma amiga, a Mariel Meira!!!!!

Por sua casa - mais especificamente do seu msn - agora eu não páro de cantar "que você me adora... que me acha foda".
Te odeio porque eu não gosto da "artista" que canta isso... e porque o refrão me faz todo o sentido!

Sem mais!

Oléééé!!!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Na próxima semana:
Lorca
Granada
Alhambra e...
uma das melhores companhias de flamenco do mundo!
Tudo, ao mesmo tempo, agora!!!!!



Estar no lugar certo e na hora certa! Se eu estivesse no Brasil eu chamaria de axé, mas como estou aqui, acho que devo dizer "Olééééé"!!!!

O mundo um pouco menos belo...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

A dança deve ter outra razão além de simples técnica e perícia. A técnica é importante, mas é só um fundamento. Certas coisas se podem dizer com palavras, e outras com movimentos. Há instantes, porém, em que perdemos totalmente a fala, em que ficamos pasmos e perplexos, sem saber para onde ir. É aí que tem início a dança, e por razões inteiramente outras, não por razões de vaidade. Não para mostrar que os dançarinos são capazes de algo que um espectador não é. É preciso encontrar uma linguagem com palavras, com imagens, movimentos, estados de ânimo, que faça pressentir algo que está sempre presente. Esse é um saber bastante preciso. Nossos sentimentos, todos eles, são muito precisos, mas é um processo muito, muito difícil torná-los visíveis... Se eles forem nomeados muito rápido com palavras, desaparecem ou se tornam banais. Mas mesmo assim, é um saber preciso que todos temos, e a dança, a música, etc. são uma linguagem bem exata, com que se pode fazer pressentir esse saber. Não se trata de arte, tampouco de mero talento. Trata-se da vida e, portanto, de encontrar uma linguagem para a vida. E como sempre, trata-se do que ainda não é arte, mas daquilo que talvez possa se tornar arte. ”

(Pina Bausch)

Una perra andaluza

sábado, 4 de julho de 2009

Uma das coisas que eu mais queria fazer na Espanha era conhecer a Andalucia. Primeiro porque é o lugar onde nasceu e morreu Garcia Lorca (o motivo deu estar aqui), segundo porque é a terra da minha avó, terceiro por causa do passado árabe e cigano, e principalmente porque eu sempre ouvi falar que é linda e que é onde encontramos a Espanha que imaginamos no Brasil.

Demorou 2 meses, mas consegui!!!!!

E, sim!!!! A Andalucia é a parte mais linda da Espanha!!!!!
Região mediterrânea, há poucas horas da África. Com seus "pueblos blancos", (cidades onde todas as casas são brancas), terra avermelhada, paisagens pastoris, moinhos nas estradas...

Foi andando por Granada que escutei as guitarras flamencas... durante a noite, o som sai de bares e praças, ecoando com energia, servindo de tema pra vista de Alhambra que é lindíssima! Eu não precisava entrar em bares ou pagar para escutar a música que pensamos ser a espanhola. Não é show para turista, é a voz da cidade. Também ví as marcas dos árabes que séculos atrás dominaram a Espanha e que daqui foram expulsos! É notório o rastro dos reis católicos, que demoraram 7 séculos para expulsar os árabes.

Em Córdoba, além dos árabes e da dominação católica, muito forte na mesquita que foi transformada em catedral, também encontramos o bairro judaico. Toda a sorte de perseguidos fugia pro sul da Espanha.

Em Segóvia, uma Espanha muito européia: pessoas andando de bicicleta em lugar de carros, edifícios de estilo barroco, modernidade e catolicismo marcantes. E também os palácios de onde saíram as naus em direção à América, 5 séculos atrás.

Em Jerez de la Fronteira ví o primeiro fanatismo por futebol na Espanha (depois se repetiu, com muito mais força, em Barcelona), mas além disso, a "Feira dos Cavalos," com todos os ícones do que eu sempre pensei haver numa típica festa espanhola: música alta, gente dançando por todos os lados, muita bebida... uma festa, mesmo!!!

E em Cádiz encontrrei restos arqueológicos da época dos romanos, 20 séculos atrás. Muita tradição flamenca nos institutos de dança, nas placas de rua, nas roupas e nas pessoas. Um mar lindo, mas frio, uma praia européia.

GRANADA


CÓRDOBA


SEVILHA





JEREZ DE LA FRONTERA


CADIZ

As pessoas quando programam conhecer a Espanha costumam colocar no roteiro Madri e Barcelona.
Ok! Madri e Barcelona são lugares muito legais, mas sinto muito, quem não conhece a Andalucia, não conhece a Espanha!!!!

O que será que será?

terça-feira, 23 de junho de 2009

É possível se acostumar com tudo?

Eu tenho pensado nisso estes dias. Se acostumar com coisas boas é fácil, mas também já me acostumei com coisas ruins. Outras vezes mudei minha vida por não poder ou não querem me acostumar.

Acostumar-se com algo é ceder a dor ou vence-la?
Acostumar-se às coisas ruins seria uma prova de adaptação ou de comodismo?

5 motivos para NÃO ir a França

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Motivos pra ir à França qualquer idiota tem. Mesmo que seja tirar foto em frente a Torre Eiffel pra esfregar na cara dos colegas de escritório que foi à França nas férias.
Mas, quem olhar bem pra França e compara-la com o resto do mundo vai ver que há mais motivos para NÃO IR À FRANÇA do que motivos para ir.

1 - Viajar à França é MUITO caro! Sem dúvida a França é o país mais caro da Europa. Estar 3 dias na França me custou o DOBRO de uma semana em Barcelona!!!!!

2 - É verdade a história de que as pessoas na França só falam em francês, não é mito! E eu não estou falando da população em geral, as pessoas que trabalham com turismo raramente falam inglês ou espanhol. Comprar um bilhete de trem ou pegar um táxi no aeroporto pode ser um grande problema.

3 - VOCÊ NÃO É BEM VINDO LÁ!!!! O país que recebe o maior número de turistas na Europa não se importa com os turistas, e eu não estou falando de cidades de interior ou de datas isoladas do calendário. O centro de informações turísticas fecha cedo (quando existe), em cidades que recebem muitos turistas e em dia de festas não se aumenta o número o transporte, banheiro público, mesmo se sabendo que o número de pessoas vai triplicar. Some a isso o fato de que mal se fala outra língua que não seja o francês!...

4 - Mulher, se você não estiver muito bem com sua auto-estima, leve uma cartela de lexotan, porque certeza que você vai precisar! Sim, as francesas são muito magras e altas e bem vestidas. Aí, você, com um metro e sessenta, vai em alguma loja fazer alguma compra pra tentar se sentir menos feia... e dá de cara com preços bem salgados. Ai, além de se sentir feia e gorda, você também passa a se sentir pobre.
Ah! Esqueça: os homens não vão te cantar na rua e raramente você vai conseguir fazer amigos!

5 - E mesmo que você fale francês, tenha dinheiro e se sinta super bem com sua aparência, você não será digna de conviver com os franceses.... isso é o que eles pensam! Além deles crerem que o francês ainda é língua universal, eles também acreditam que a Europa se resume a França e todo o resto é terceiro mundo.

Ok! O leitor vai me dizer "ah.... mas lá é bonito!". E eu respondo: sim, a França é linda, mas a Holanda também, a Turquia, Egito, Portugal, Granada, Córdoba, Moscou, Praga... são LINDOS e muito mais baratos e acessíveis!!!!!

Justiça seja feita: encontrei muita gente legal por lá, mas devo mais a minha sorte e aos meus orixás do que à possibilidade de passar bem alguns dias na França. Pra lá eu só volto em caso de necessidade...
O mundo é muito grande e há muitos lugares que valem muito a pena. Pena que parece que os turistas do mundo, em grande maioria, se preocupem mais com o parecer do que com o ser! E neste caso é fundamental ter uma foto em frente a Torre Eiffel!!!!

Circulando - 3 primeiros meses

terça-feira, 9 de junho de 2009

Estou na Espanha há 3 meses.... o tempo passou voando e mesmo que ainda me reste um tempo, não sinto que seja tempo suficiente.
Mas já fiz muita coisa, tenho estudado muito e descoberto muita coisa (minha principal desculpa para estar aqui é a pesquisa). Mas uma das coisas que eu mais gosto aqui são as viagens, e eis que em 3 meses já estive em:

* Istambul (Turquia)
* Valência (Espanha)
* Alcalá de Henares (Espanha)
* Segóvia (Espanha)
* Granada (Espanha)
* Córdoba (Espanha)
* Sevilha (Espanha)
* Jerez de la Frontera (Espanha)
* Cádiz (Espanha)
* Marselha (França)
* Nimês (França)
* Arles (França)
* Saints Maries de la Mer (França)
* Barcelona (Espanha)
* Fuente Vaqueros (Espanha)
* Valderrubio (Espanha)

Tudo isso sem falar que Madrid eu conheço melhor a cada dia!!!

Mas ainda falta tanto pra conhecer, onde estar.... Definitivamente, vim ao mundo a passeio!!!!

Desventuras de uma pobre menina rica

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ser pobre é foda!

Não tenho outra maneira de definir o fato de ter que viver economizando, olhando as etiquetas e calculando quanto sobra de dinheiro e de dias no mês.

E eu querendo pagar de bonita, resolvi ir ao sul da França. 2 meses atrás olhei os preços de passagens Madrid-Marselha e estava tudo na faixa dos 600 euros. Sim!!!! S E I S S E N T O S E U R O S!!!!!Quase o mesmo preço de uma passagem pro Brasil, mas com 10hr a menos de viagem.

Porém, piscou uma luz no fim do túnel: uma promoção!!! 45 euros!!!! Parecia o paraíso e comprei na hora. Um mês e meio depois chega um email da companhia aérea: eu só tinha direito a uma mala de 10kg que não seria despachada. Até aí, tudo bem! Já sabia que as companhias “low cost” limitam a bagagem, mas como eu nunca fui de me preocupar em desfilar um modelo diferente por período do dia, uma malinha simples e tudo bem e... UMA MALINHA SIMPLES?!?!?!?! E os cremes???? 2 de cabelo, 1 de corpo, 1 de rosto, shampoo... E o protetor solar???? Caraaaaaaaaaaaalho!!!! Essas coisas não podem ir dentro do avião! Comecei a praticar o desapego, separei o muito importante e abri mão do “menos” importante (como o protetor solar que eu paguei 10 euros e agora ele fica em casa). Sem falar no perfume.... mas tudo bem, na França o pessoal não liga muito pro cheiro!

No check in, a moça diz que minha bagagem não podia entrar no avião, teria que ser despachada porque era maior do que o permitido. Minha mala ultrapassava por causa das rodinhas!!!! E nisso eu tive que pagar mais 20 euros... o problema mesmo foi pensar que deixei minhas coisas e no fim tive que pagar para despachar a bagagem e na França lá fui eu rodar as farmácias atrás de shampoo, cremes, perfume.... E você fala francês???? Eu não!!!!

Mas, como tudo na vida tem um lado bom, dentro do avião não tive que matar ou morrer por causa de espaço no bagageiro, afinal, levava só minha mochila e escolhi tranquilamente onde me sentar. Inferno que eu não sabia de tudo isso antes!

Desventuras de uma pobre menina rica

domingo, 31 de maio de 2009



Ser pobre é foda!
Não tenho outra maneira de definir o fato de ter que viver economizando, olhando as etiquetas e calculando quanto sobra de dinheiro e de dias no mês.

E eu querendo pagar de bonita, resolvi ir ao sul da França. 2 meses atrás olhei os preços de passagens Madrid-Marselha e estava tudo na faixa dos 600 euros. Sim!!!! S E I S S E N T O S E U R O S!!!!!Quase o mesmo preço de uma passagem pro Brasil, mas com 10hr a menos de viagem.
Porém, piscou uma luz no fim do túnel: uma promoção!!! 45 euros!!!! Parecia o paraíso e comprei na hora. Um mês e meio depois chega um email da companhia aérea: eu só tinha direito a uma mala de 10kg que não seria despachada. Até aí, tudo bem! Já sabia que as companhias “low cost” limitam a bagagem, mas como eu nunca fui de me preocupar em desfilar um modelo diferente por período do dia, uma malinha simples e tudo bem e... UMA MALINHA SIMPLES?!?!?!?! E os cremes???? 2 de cabelo, 1 de corpo, 1 de rosto, shampoo... E o protetor solar???? Caraaaaaaaaaaaalho!!!! Essas coisas não podem ir dentro do avião!
Comecei a praticar o desapego, separei o muito importante e abri mão de coisas "menos" importantes (como o protetor solar que eu paguei 10 euros e agora ele fica em casa). Sem falar no perfume.... mas tudo bem, na França o pessoal não liga muito pro cheiro!

No check in, a moça diz que minha bagagem não podia entrar no avião, teria que ser despachada porque era maior do que o permitido. Minha mala ultrapassava por causa das rodinhas!!!! E nisso eu tive que pagar mais 20 euros... o problema mesmo foi pensar que deixei minhas coisas e no fim tive que pagar para despachar a bagagem e na França lá fui eu rodar as farmácias atrás de shampoo, cremes, perfume.... E você fala francês???? Eu não!!!!

Mas, como tudo na vida tem um lado bom, dentro do avião não tive que matar ou morrer por causa de espaço no bagageiro, afinal, levava só minha mochila e escolhi tranquilamente onde me sentar. Inferno que eu não sabia de tudo isso antes!

Perfídia

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Eu tenho um milhão de coisas pra contar da Andalucia, do quanto amei o sul da Espanha, do quão especial e importante foi minha ída ao Mediterrâneo, do quanto minha vida e minha alma estão mudando com tudo isso.... mas eu só quero mostrar uma música que reencontrei aqui na Espanha...




Com o mundo que eu tenho encontrado e essa música é muito fácil se apaixonar!...

Manifesto a favor dos touros

domingo, 10 de maio de 2009

A partir de agora, passo a assinar qualquer petição ou manifestação contra as touradas com muito mais revolta.

Essa semana assisti uma tourada. Espetáculo bizarro, bárbaro, covarde, machista e cruel.
Primeiro que são 6 touros mortos em cada tourada (cada toureiro mata 2 touros, sendo assim, 3 toureiros por tourada). Esses touros são vendidos a preços muito altos pros restaurantes mais caros de Madrid para servirem de comida dos burgueses que vivem na cidade. Enquanto isso o povo segue comendo porco.

O que mais me revoltou é que não é um toureiro contra um touro. São muitas pessoas contra um touro!!!! O toureiro conta a com a ajuda de uns 4 banderilleros e de dois homens montados a cavalo, os picadores. São esses 6 que enfrentam o touro de fato e o número de pessoas continua criando uma relação injusta.

Começa a tourada com músicas, desfiles dos toureiros e seus ajudantes e pompas e brilhos para o povo ver. É pão e circo mesmo, o que torna óbvio o apoio que Franco deu às touradas, reafirmando estas como símbolo espanhol.
Depois, soltam o touro, que já entra na arena machucado, com uma agulha presa em seu pescoço.
Entram em ação os picadores que espetam o touro para diminuir a força dos músculos do pescoço e das patas dianteiras. Três estocadas bastam para o touro perder quase 2 litros de sangue
O toureiro e banderilleros fazem movimentos com capas, cansando o touro, e então os banderilleros cravam 6 estacas nas costas do touro.
E chega a parte final, a mais conhecida, quando o toureiro prepara o touro para a estocada da morte: o distrai com a bandeira vermelha, até que o touro se encontre com o pescoço baixo e as patas dianteiras juntas e assim a lança poderá perfurar seu pescoço e cumprir a função de mata-lo instantaneamente.

O povo adora! Aplaude, faz um silêncio absurdo, torce pelo toureiro e acham que o fato do touro morrer instantaneamente diminui o horror e a barbárie do espetáculo. Eles dizem que o touro não sofre porque morre rápido. Mas e os 45 minutos da tourada, quando o touro é picado, cansado e estressado por várias pessoas? Isso não conta?
E, por que tudo isso? Pra mostrar a masculidade do toureiro, que domina o touro com poses absurdamente fálicas, mostrando quem é o "macho alfa" da arena.

Eu já gostava, mas agora tenho certeza:

TOURADA BOA É TOURADA QUE ACABA ASSIM:


Eu tenho medo!!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O assunto é sério...

Depois da doença da vaca-louca e da gripe do frango, agora a moda é a gripe suína! Seria a revolução dos bichos??? Só George Orwell pra saber....

Aqui na Espanha são 26 suspeitas e um caso confirmado.
Ninguém mais pode tossir em público que é interditado. Desde sexta-feira que os jornais não falam em outra coisa.
E a capa do jornal "El País" de hoje foi essa:



Pois é, gripe porcina...




E disso, Regina Duarte, você não tem medo???????

As Fallas de Valência

domingo, 26 de abril de 2009

Finalmente um post de utilidade pública.
Decidi faze-lo porque muitos blogs têm me ajudado a programar as viagens aqui na Europa, então vou dar dicas para que outras pessoas se beneficiem das minhas andanças por aqui...

AS FALLAS - Valência.

Dia 19 de março, dia de São José, acontece as Fallas na cidade de Valência. Segundo me disseram, essa é a segunda maior festa de rua do mundo (perdendo apenas pro carnaval no Brasil). Então, claaaaaaro que me animei de ir.


Porém, minha animação não é proporcional ao meu dinheiro e eu não dispunha de muito para gastar. A francesa com quem eu moro também queria ir, cotamos os albergues e hotéis para dormirmos do dia 19 pro 20 em Valência, mas, com 10 dias de antecedência, não encontramos nada por menos de 40 euros.
A francesa desistiu, mas eu que sou brasileira, não desisto nunca e tampouco tenho juízo, decidi ir mesmo assim.

PASSAGENS:
* Comprei minha passagem de ída com uma semana de antecedência e acho que isso foi importante, porque a rodoviária estava cheia dia 19. Talvez não conseguisse encontrar passagem na hora.
* Os ônibus saem de Madrid da estação de Méndez Álvaro (linha 6 do metrô).
* As passagens custaram 25 euros cada uma (pensando que pelo mesmo preço vou de avião pra Portugal, foi caro). Mas, se você comprar ída e volta juntas a economia pode chegar a 5o%, então se você puder programar sua viagem, vai conseguir economizar o dinheiro de uma passagem.

A VIAGEM:
Foram aproximadamente 5 hrs de viagem, com uma parada. Acho que todos os ônibus param no mesmo lugar, ou seja, foi IMPOSSÍVEL comprar algo ou ir ao banheiro.
O xixi foi na moita e o lanche foi o que tínhamos levado de Madrid.

EM VALÊNCIA:
A cidade estava cheia. Chegamos perto das 14hr e pegamos as últimas queimas de fogos. Honestamente, ainda bem que pegamos as últimas, porque o barulho é ensurdecedor e não há brilhos e cores, afinal, estamos de dia.
Passamos o dia entre os milhares de turistas, pelas ruas, vendo as Fallas e conhecendo a cidade. É preciso paciência em alguns pontos da cidade que ficam lotados e andar é quase impossível.


* Por volta das 18hr tem a Cavalaria de Fogo, pra mim, imperdível!!!! Se puder escolher, fique mais perto do ponto final da cavalaria, na Glorieta, pois é melhor pra ver os vários elementos do desfile.
* Quando for chegando meia-noite, escolha uma Falla bem grande para assistir a queima. Quanto maior, mais impressionante. queima de grandes e pequenas Fallas... Mas não tente ficar muito na frente. O calor do fogo é foda!!!!



* Consegui ver queimas até às 3h da manhã. Algumas Fallas pequenas eram queimadas depois, então fiquei pelas ruas, mas depois não tinha o que fazer e fui pra rodoviária.
* Valência é bem mais fria que Madrid, afinal, é uma cidade de praia. Se for virar a noite na rua, como eu, vá bem preparado.
* Esperei na rodoviária das 4h às 6hr pelo meu ônibus. Foi difícil, mas não foi impossível (e olha que eu já beiro os 30 anos). Tinha apenas um café aberto na estação, por causa do frio foi o melhor lugar pra ficar, mas as cadeiras estavam sendo disputadas a tapa!!!!

A viagem de volta eu não , estava capotada. Mas, de verdade, valeu a pena!!!!!