As Fallas de Valência

domingo, 26 de abril de 2009

Finalmente um post de utilidade pública.
Decidi faze-lo porque muitos blogs têm me ajudado a programar as viagens aqui na Europa, então vou dar dicas para que outras pessoas se beneficiem das minhas andanças por aqui...

AS FALLAS - Valência.

Dia 19 de março, dia de São José, acontece as Fallas na cidade de Valência. Segundo me disseram, essa é a segunda maior festa de rua do mundo (perdendo apenas pro carnaval no Brasil). Então, claaaaaaro que me animei de ir.


Porém, minha animação não é proporcional ao meu dinheiro e eu não dispunha de muito para gastar. A francesa com quem eu moro também queria ir, cotamos os albergues e hotéis para dormirmos do dia 19 pro 20 em Valência, mas, com 10 dias de antecedência, não encontramos nada por menos de 40 euros.
A francesa desistiu, mas eu que sou brasileira, não desisto nunca e tampouco tenho juízo, decidi ir mesmo assim.

PASSAGENS:
* Comprei minha passagem de ída com uma semana de antecedência e acho que isso foi importante, porque a rodoviária estava cheia dia 19. Talvez não conseguisse encontrar passagem na hora.
* Os ônibus saem de Madrid da estação de Méndez Álvaro (linha 6 do metrô).
* As passagens custaram 25 euros cada uma (pensando que pelo mesmo preço vou de avião pra Portugal, foi caro). Mas, se você comprar ída e volta juntas a economia pode chegar a 5o%, então se você puder programar sua viagem, vai conseguir economizar o dinheiro de uma passagem.

A VIAGEM:
Foram aproximadamente 5 hrs de viagem, com uma parada. Acho que todos os ônibus param no mesmo lugar, ou seja, foi IMPOSSÍVEL comprar algo ou ir ao banheiro.
O xixi foi na moita e o lanche foi o que tínhamos levado de Madrid.

EM VALÊNCIA:
A cidade estava cheia. Chegamos perto das 14hr e pegamos as últimas queimas de fogos. Honestamente, ainda bem que pegamos as últimas, porque o barulho é ensurdecedor e não há brilhos e cores, afinal, estamos de dia.
Passamos o dia entre os milhares de turistas, pelas ruas, vendo as Fallas e conhecendo a cidade. É preciso paciência em alguns pontos da cidade que ficam lotados e andar é quase impossível.


* Por volta das 18hr tem a Cavalaria de Fogo, pra mim, imperdível!!!! Se puder escolher, fique mais perto do ponto final da cavalaria, na Glorieta, pois é melhor pra ver os vários elementos do desfile.
* Quando for chegando meia-noite, escolha uma Falla bem grande para assistir a queima. Quanto maior, mais impressionante. queima de grandes e pequenas Fallas... Mas não tente ficar muito na frente. O calor do fogo é foda!!!!



* Consegui ver queimas até às 3h da manhã. Algumas Fallas pequenas eram queimadas depois, então fiquei pelas ruas, mas depois não tinha o que fazer e fui pra rodoviária.
* Valência é bem mais fria que Madrid, afinal, é uma cidade de praia. Se for virar a noite na rua, como eu, vá bem preparado.
* Esperei na rodoviária das 4h às 6hr pelo meu ônibus. Foi difícil, mas não foi impossível (e olha que eu já beiro os 30 anos). Tinha apenas um café aberto na estação, por causa do frio foi o melhor lugar pra ficar, mas as cadeiras estavam sendo disputadas a tapa!!!!

A viagem de volta eu não , estava capotada. Mas, de verdade, valeu a pena!!!!!

4 Flâneurs:

Unknown disse...

Viagem populosa que me obriga a fazer xixi na moita é praticamente a morte para mim...aliás viagens são a morte para mim detesto, mas...acho o máximo que curte e dou mó força para todo mundo viajar mas pra mim...nem a pau Juvenal, rsrsrs!

Beijinhos Syntia ótimas dicas quem sabe um dia eu conheça a Espanha e me aventure...um dia...

Mariel disse...

que aventura?
e tudo sozinha? caramba!

mas afinal de contas o que são FALLAS? rsrsrs
vou ter que googlar...

Mônica Valle Vieira disse...

Ola Syntia!
Amei sua aventura e como, meu marido e eu, estamos dispostos a ir a Valença conhecer a festa das Fallas, sua aventura mt nos estimulou. Sou goiana, morando em Portugal e também viajante inveterada. Em 4 anos de Portugal ja estive em vários locais da Europa e amo isso. Portanto, festas populares sao minha paixao e fico agradecida qdo leio algo que me estimula ainda mais a viajar. Abraços e sucesso...

Syntia disse...

Oi Viera!!! Que ótimo que ajudei de alguma forma! Tanta gente me ajudou quando eu estive ne Espanha... (infelizmente já voltei pro Brasil). NO meu blog há outras dicas de viagens (olhe no tag viagens ou espanha). E qualquer coisa, me escreva!!! Adoro falar de vaigens! Beijos