A alcóolica Espanha católica

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Espanha é um país católico!

Não, não é católico de meia-tigela como o Brasil, é católico MESMO! Todo mundo aqui é católico e não há religião concorrente! Aqueles que seguem outra religião são extrangeiros, descendentes de extrangeiros ou judeus.

E como tudo na vida, isso também tem seu lado bom e ruim.
O lado ruim de um país ser católico vocês já sabem: racismo e xenofobia a níveis galopantes, pensamento retrógrado do que diz respeito às relações sociais, castração, educação baseada no medo, no castigo e na chantagem - tudo para ganhar o reino dos céus.

E o lado bom? O número de feriados e festas populares! A Espanha pára em muitos momentos e se mobiliza pelas festas religiosas. Tudo o que é grandioso aqui tem a ver com a religião. Garcia Lorca - sim, ele, o culpado por eu estar aqui - disse que as touradas têm quase que um caráter religioso... para mostrar a força das touradas e da religião.

Em um mês presenciei duas grandes festas: As fallas, de Valência, e a Semana Santa - que nem acabou e já me deixou boqueaberta com o número de pessoas nas ruas atrás das procissões. O quanto as pessoas se esforçam para sofrer em público mostrando sua fé e o quanto a televisão se ocupa em mostrar tudo - o que prova que tudo isso tem público consumidor.

Uma pena que depois das procissões não aparece o bloco atrás, tocando música a embalar a galera na rua, assim como acontece no Brasil. A Espanha tem um charmoso (e às vezes irritante) "quê" de sisuda!
Mas os inúmeros bares de Madrid estão com força total!! Seguem o feriado religiosamente cheios, animados, com pessoas que os frequentam antes ou depois das procissões. E tem aquelas pessoas que estão no bar sem seguir procissão nenhuma... mas com certeza esses são os que mais dão graças à Deus de ser feriado!!!!

3 Flâneurs:

Unknown disse...

Como eu não sou de seguir religião não tenho muito o que comentar...mas eu ADORO um feriado e aqui na Inglaterra é um saco só teve um ontem da sexta feira santa e acho que tem um em agosto depois acabou, lugar chato da merda,rsrsr.

Beijos Syntia e feliz páscoa pra ti!

malu disse...

é neide tem que ter um lado bom nisso, mas veja bem mesmo com tudo isso de católico o casamento gay é permitido!!que bom que aí apesar do pensamento retrogrado pelo menos a democracia encontra hoje em dia um brecha pra se desenvolver melhor!!

Mariel disse...

eu digo q feriado nunca é ruim.
e tem gente q acha q no Brasil tem feriado demais.
tem é salário de menos, isso tem.