Mantra Zaratustra

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Em meio a tantos Lorcas me deparei ontem com a Lei do Karma e o Budismo.

O budismo tem coisas fascinantes e creio que a tentativa de controlar a lei do Karma no dia a dia elevaria a qualidade não só dos budistas...

Karma significa ação. Literalmente, algo “que inicia um movimento em algum tempo no passado” tem um efeito em algum outro tempo.

Quando as pessoas falam de Karma, pensa-se que karma é um veículo de escape assumindo todas as características de uma crença em predestinação, ou destino. Este não é o significado correto de Karma.

A lei do Karma nos ensina que certos tipos de ação nos leva inevitavelmente à resultados similares. Se fazemos algo beneficente, cedo ou tarde obteremos um resultado beneficente, e se fazemos algo danoso nós inevitavelmente obteremos um resultado danoso...
Assim, a lei do Karma prega que a responsabilidade para as ações incorretas nasce da pessoa que os comete, e isso nada tem a ver com reencarnação.

O karma é frequentemente pintado como algo negativo ou ruim, mas pode ser algo positivo. Na verdade, o karma é neutro. Karma é um constante equilíbrio de forças entre nós mesmos e o mundo em que vivemos.

O karma é uma ação intencional, deliberada e voluntária!

Embora o Budismo enfatize o Karma, ele rejeita o destino. Isso significa que cada pessoa é responsável para criar novas situações em vez de lidar com o "velho karma" de outras vidas - ou do passado ou do seu destino.

Como eu não sou budista, resumo com as minhas palavras: PÁRE DE JOGAR A CULPA NO OUTRO! Seja lá esse outro o vizinho, o chefe, Deus ou o destino.

Ou, em um ataque nietzscheneano, eu completo: praticar a lei do Karma é ter um pouco da ética do guerreiro, agir e reagir à vida sendo consciente dos seus atos.

4 Flâneurs:

Malu Andrade disse...

é neide,o budismo é incrivel exatamente por parar com essa viadagem de colocar no mundo,no universo as suas falhas.É ser responsável por suas ações.
a existencia precede a essencia,já dizia sartre!

Ju disse...

que lindo, Syzco! muito útil esse post! e por falar em saudade, onde anda vc ? e quando aparecerá por terras brasileiras? beijos!

Mazinha disse...

Gosto muito das idéias do budismo, pena que não conheço muita coisa, mas gosto do pouco que conheço. Bjo

mmeira disse...

por isso meu lema de vida sempre foi: não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com vc.
;)

sigo a risca.