Manifesto a favor dos touros

domingo, 10 de maio de 2009

A partir de agora, passo a assinar qualquer petição ou manifestação contra as touradas com muito mais revolta.

Essa semana assisti uma tourada. Espetáculo bizarro, bárbaro, covarde, machista e cruel.
Primeiro que são 6 touros mortos em cada tourada (cada toureiro mata 2 touros, sendo assim, 3 toureiros por tourada). Esses touros são vendidos a preços muito altos pros restaurantes mais caros de Madrid para servirem de comida dos burgueses que vivem na cidade. Enquanto isso o povo segue comendo porco.

O que mais me revoltou é que não é um toureiro contra um touro. São muitas pessoas contra um touro!!!! O toureiro conta a com a ajuda de uns 4 banderilleros e de dois homens montados a cavalo, os picadores. São esses 6 que enfrentam o touro de fato e o número de pessoas continua criando uma relação injusta.

Começa a tourada com músicas, desfiles dos toureiros e seus ajudantes e pompas e brilhos para o povo ver. É pão e circo mesmo, o que torna óbvio o apoio que Franco deu às touradas, reafirmando estas como símbolo espanhol.
Depois, soltam o touro, que já entra na arena machucado, com uma agulha presa em seu pescoço.
Entram em ação os picadores que espetam o touro para diminuir a força dos músculos do pescoço e das patas dianteiras. Três estocadas bastam para o touro perder quase 2 litros de sangue
O toureiro e banderilleros fazem movimentos com capas, cansando o touro, e então os banderilleros cravam 6 estacas nas costas do touro.
E chega a parte final, a mais conhecida, quando o toureiro prepara o touro para a estocada da morte: o distrai com a bandeira vermelha, até que o touro se encontre com o pescoço baixo e as patas dianteiras juntas e assim a lança poderá perfurar seu pescoço e cumprir a função de mata-lo instantaneamente.

O povo adora! Aplaude, faz um silêncio absurdo, torce pelo toureiro e acham que o fato do touro morrer instantaneamente diminui o horror e a barbárie do espetáculo. Eles dizem que o touro não sofre porque morre rápido. Mas e os 45 minutos da tourada, quando o touro é picado, cansado e estressado por várias pessoas? Isso não conta?
E, por que tudo isso? Pra mostrar a masculidade do toureiro, que domina o touro com poses absurdamente fálicas, mostrando quem é o "macho alfa" da arena.

Eu já gostava, mas agora tenho certeza:

TOURADA BOA É TOURADA QUE ACABA ASSIM:


4 Flâneurs:

malu disse...

um absurdo!

FM disse...

Eu sempre torci pro touro, hehehehe.

Ká Rhomberg disse...

absurdo! espetáculo bizarro!

Unknown disse...

um dia do caçador, mas também tem o dia da caça, ou seja, de vez em quando o touro vence, estes toureiros deveriam arrumar um emprego digno e não viver so sangue de touro inocentes.