Religare

sábado, 30 de janeiro de 2010

Religião tem como definição "prestar culto a uma divindade", conjunto de crenças que o senso comum define como sobrenatural ou do latim religare, ou seja, religar o homem ao divino. 

Religião envolve necessariamente estudos e instituições, dogmas e preceitos morais. A idéia de religião pressupõe a existência do divino, do sagrado, mas não só isso. As religiões têm forte função social, independente da sociedade na qual ela está inserida. Nenhuma religião vive de cultos privados, individualizados e não é porque alguém ou algum grupo diz evocar o sagrado que pode-se dizer que alí há uma religião.
Além disso, as religiões não têm como função a trancendência ou a vidência. A isso se dá o nome de rito, culto, seita, que podem estar inseridos em determinadas religiões, mas não a religião em si!
As religiões não buscam a transcendência do homem para o divino, mas sim a evolução do homem ou a ligação com Deus. Isso independente dos deuses do qual estamos falando. Falar de experiências de trascendência do homem para o divino é no mínimo uma mostra de prepotência, e não há nada mais distante de uma evolução espiritual do que isso.

Agora, minha questão, é: como é possível crer (sim, crer! Afinal, o assunto é religião) em alguém ou um grupo que ao menos sabe nomear o que está fazendo? Que dá o nome de religião a qualquer grupo de pessoas cantando ou tendo alucinações????
Como é possível seguir pessoas que chamam de religião algo que é apenas uma vivência, um rito isolado e individualizado? 

Religião é de fato questão de fé. Mas fé não é burrice!!!!

2 Flâneurs:

Anônimo disse...

Segundo o Dalai Lama é preferível ser religioso do que ter religião, ou seja, frequentar cultos, por si só, não garantem a elevação do espírito.
Tenha um domingo espiritualizado.
Catarino

Ana Carolina disse...

Olá! Primeiramente Siiim!! A Girus existee!! E cada vez melhor e maior!! obrigada pela visita ao Especialmente Rosa!! Adoreii! E com certeza o mundo precisa de cor!! Pra ficar um mundo "Cor de rosa" não é mesmo?? hauhauhu.. E este post? beem interessante.. me fez pensar.. tenha um ótimo domingo!