(Eu ando tão cansada...)
Música para o silêncio
domingo, 29 de novembro de 2009
(Eu ando tão cansada...)
Enquanto passeio com Iago - Syntia 1 Flâneurs
Marcadores: tristeza esparsa
Antes que a terra nos coma!
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Porque pensar não dói!
Enquanto passeio com Iago - Syntia 1 Flâneurs
Marcadores: cinemas, na senzala
Para poucos
quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Morumbi: SPFC x Flamengo, setembro/2008
Enquanto passeio com Iago - Syntia 2 Flâneurs
Marcadores: futebol
Dançando no escuro
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
O porteiro abrindo o portão da garagam falou "É, D. Syntia, parece que até no RJ acabou a energia!".
E ainda assim a tecnologia é supreendente e eu conseguia usar o notebook - com bateria - e a internet sem fio. Era como ter internet no ano de 1900: água pro banho esquentada no fogo, iluminação por velas, medo de faltar água, porque a bomba do prédio não estava funcionando.
Mas o pior estava na rua... A polícia aconselhava que as pessoas não saissem na rua. E chega uma informação que estava tendo arrastão no Anhangabau. E a ambulância está na rua por causa do acidente de carro. Gritos subiam da rua, pessoas dormindo na calçada, uma mulher morta e os ônibus elétricos que circulam no centro abandonados no meio da rua. Estavamos no "Ensaio sobre a cegueira"...


Enquanto passeio com Iago - Syntia 3 Flâneurs
Marcadores: no mundo a passeio, noticias
Continuando contra a Uni-Taleban
terça-feira, 10 de novembro de 2009


Enquanto passeio com Iago - Syntia 1 Flâneurs
Marcadores: ataque de nervos, vergonha alheia
Uniban, USP... uniformidade da miséria
domingo, 8 de novembro de 2009
Pois pra me jogar no mundo tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria, eu nasci brasileiro
Miséria por causa da fome... 30% dos brasileiros, 50 milhões, ganha 80 reais por mês!!!! 80 reais por mês no país que tem o SÉTIMO PIB DO MUNDO!!!! Não, o Brasil não é um país pobre, mas um país (rico) de pobres... ou melhor, miseráveis!
E a miséria moral, então?! E a miséria intelectual que assola esse país e me faz ter MEDO do futuro (medo do que vai ser a Copa e as Olimpíadas por aqui...). Garcia Lorca dizia que o barulho da barriga roncando ensurdece os ouvidos... ele tinha toda a razão, como estudar se a barriga não pára de roncar?
Mas e se a miséria intelectual na verdade for uma epidemia??? Prefiro pensar em epidemia, doença, por medo de ver que a miséria intelectual do Brasil na verdade "está na moda"!!!!!
Sim, moda!!!! Vamos falar de miséria intelectual e moda! Afinal, por causa do modo de se vestir uma mulher foi humilhada, correu risco de sofrer agressões físicas (e sexuais) e depois disso tudo FOI EXPULSA PELA UNIVERSIDADE na qual estudava. Sim, estou falando de Geisy Arruda que estudava na Uniban...
"Ao expulsar essa menina, a universidade assina seu atestado de incompetência", não sou só eu que penso assim, mas também Samantha Buglione, coordenadora do Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher) no Brasil.
Mas o melhor é o exemplo que vem da ELITE INTELECTUAL DO BRASIL! Na USP, a reitora Suely Vilela é acusada de plágio! Sim, plágio!!! Sim, a reitora da USP, da universidade mais importante da América Latina é acusada de públicar trabalhos que são cópias!!! Se a casa grande se comporta dessa maneira, o que esperar da senzala, não é mesmo?!
Exatamente na mesma semana da morte de Lévi-Strauss. Sorte dele que morreu antes de ver a que ponto chegou a universidade que ele ajudou a criar. Sorte dele que morreu antes de ver o que ainda está por vir... sim, porque estamos sentados sobre barris de pólvora: um milhão de unimerdas por aí proliferando a miséria que vem de "cima".
O Brasil só tem uma saída: O AEROPORTO!!!!!!
Enquanto passeio com Iago - Syntia 3 Flâneurs
Marcadores: ataque de nervos, noticias, vergonha alheia
Adeus antropológico
terça-feira, 3 de novembro de 2009
E agora se foi Lévi-Strauss (não, não estou falando da marca de calças jeans!!!). Não sou do tipo de gente que não espera pela morte, que vê as coisas e pessoas como imortais, mas é muito assustador quando os bons se vão. E neste ano já tinha ído Pina Baush... O antropólogo e velhinho ia aniversariar no final do mês. É, é uma pena!!!!
Em 1999, quando entrei no curso de Ciências Sociais, nunca imaginava que esses "homens-livro" mudariam tanto minha vida. Nunca fui muito fã dos estudos sobre índios, mas Lévi-Strauss é fundamental! Fundamental para entender as funções sociológicas dos mitos, as relações de parentesco, o quanto é triste nossos trópicos e até pra entender Caetano Veloso quando ele diz que a Baia de Guanabara "pareceu-lhe uma boca banguela", na música "Estrangeiro".
Não consigo entender quem passa pelas ciências sociais e não se encanta pela antropologia... eu escolhi seguir com os estudos em política, mas até hoje a antropologia é aquela tia bacana que me explica as coisas de uma maneira mais próxima do que explicam os pais.
“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.” - “Anthropologie Structurale”, 1967.
Enquanto passeio com Iago - Syntia 1 Flâneurs
Marcadores: tristeza esparsa