Blasfemando Helena de Tróia

domingo, 8 de junho de 2008


A mitologia grega me preparou para o mundo, tanto que me sinto um misto de mitos gregos: meu fígado é constantemente devorado e se reconstitui como o de Prometeu. De tempos em tempos renasço das cinzas como a Fênix. E o ciúmes de Hera e a loucura despeitada de Medéia, então?! Pra mim, elas duas sempre foram tão reais quanto eu e minhas amigas.


Mas tem uma figura grega que nunca me desceu pela goela e ultimamente eu adoraria encontra-la na rua pra poder enfiar as unhas na cara dela. Estou falando de Helena de Tróia. Acompanhem meu raciocínio: a mitologia grega a descreve como a mais bela das mulheres... E isso num tempo em que as mulheres não precisavam ser esqueléticas! Se não bastasse, ela era filha de Zeus, e melhor que ser Deus é ser filho dele (acho que só Jesus Cristo discordaria de mim neste ponto). Ela não precisou ser mãe como tantas outras. E, para completar, trocou de marido pelo menos três vezes e por causa dela eclodiu uma das guerras mais conhecidas: a Guerra de Tróia.

Aposto que toda mulher tem uma Helena de Tróia na vida. Aquela mulher que todos os homens acham maravilhosa, a mesma pela qual melhores amigos passam a se odiar (não há nada mais sólido do que amizade masculina!!!) e inimigas mortais se tornam aliadas (só há uma coisa mais forte que amizade masculina: inimizade feminina!!!!). E, para nosso azar, creio que todo homem tem uma Helena de Tróia na vida... alguém inesquecível, uma semi-deusa, da qual a gente nunca vai chegar aos pés! E enquanto ela segue a vida dela, com seus mandos e desmandos, nós, pobres mortais, trabalhamos muito para poder comprar a beleza que lhe foi dada no berço, estudamos como loucas para termos a inteligência que nunca lhe foi cobrada, e ao final de tudo ainda precisamos pagar o analista para ter alguém que nos entenda.
O único alívio nisso tudo é saber que muitos outros mundos foram injustos, não só o meu!

Cantinho do despeito: assim como As Olívias, sou mais a Heleninha da Renata Sorrah.

5 Flâneurs:

mmeira disse...

hahahaha
puxa! acho q não tenho nenhuma Helena na minha vida... a não ser a Gisele, né? mas acho que ela nem conta.

larga disso, menina... faz mal. =P

Anônimo disse...

MORTE ÀS MALEDETAS HELENAS DE TRÓIA!!
AS FELAS SÓ FODEM COM ELES, E ELES NAO QUEREM SAIR DELAS, ARGH! :P

Mariel vive no fantastico mundo de Bob? rsrs, pq nunca vi uma mulher nao ter uma Helena de Troia em sua vida, que sortuda!! :D

SONIA disse...

Navegando...chequei aqui!
Parabéns por blasfemar tão bem!
Bjsss...milll...

Anônimo disse...

rsrsrsr eu sou helena sou muito linda sou quase uma Helena de troia

Anônimo disse...

você escreve muito bem!
eu tenho Helena no nome, não sou bonita, e você não tem noção do quanto eu levo de zoação do povo me chamando de helena de tróia ¬¬, entre comentários insanos sobre guerras...enfim, se você assistir o filme ( se o assistiu sorry ) Helena de tróia, essa Helena sofre viu...
e beleza não é tudo, um dia se vai..